sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ser físico é...

Ser Físico é ser curioso, questionador, é pesquisar e tentar entender os mais diversos fenômenos e interações. No entanto, as perguntas que os físicos mais respondem são: Por que você quis ser físico? O que leva uma pessoa a estudar Física?
Damos respostas a essas perguntas, pelo menos, uma vez ao dia. Claro que sempre buscamos respostas não ofensivas, que não nos deixe com imagem de arrogantes ou louco (adjetivo atribuido com maior frequência).
Mas como responder a essas perguntas? Quais as melhores respostas?
Na verdade, um individuo não se torna físico, ele nasce com o dom. E quanto ao que o leva a estudar a Física, a resposta é bem simples: destino.

Quando Deus fez o universo, escondeu do homem alguns segredos fundamentais de sua obra, mas Ele queria que alguns humanos fossem capazes de descobrir esses segredos por conta própria. Então criou um ser com cerébro diferenciado, com o dobro da capacidade de processamento; que possui a visão além do alcance, capaz de ver do infravermelho ao ultravioleta; e um aguçado desejo de conhecimento. E assim se fez o Físico!

É claro que esse último parágrafo tem um tom de brincadeira. Na verdade, todas as áreas da ciência, todo tipo de cientista é especial, pois dedicam suas vidas em busca de respostas que mudam o mundo.
Se o leitor possui uma câmera digital, com um ótimo sensor CCD e com belo zoom óptico, agradeça aos físicos que estudaram as características e aplicações da luz. Se adora se maquear e cuidar dos cabelos, agradeça aos químicos que desenvolvem os melhores produtos, sempre com a preocupação de não serem nocivos à saúde. E o que dizer sobre uma terrível epidemia para a qual logo foi desenvolvida uma vacina?
Infelizmente, a sociedade - de forma geral - não atribui aos cientistas o devido valor.

Ao invés disso, pessoas muito úteis para a sociedade - como apresentadores de programas de auditório na TV (ironicamente) - ganham salários na casa dos milhões.
Um cientista, provavelmente, chegará à casa dos milhões se um dia ganhar o Prêmio Nobel, isso depois de trabalhar a vida inteira.
Enfim, video-cassetadas, pegadinhas e exploração da desgraça alheia, sempre tiveram mais a atenção. Não há o que fazer, continuaremos em nossa missão, continuaremos com a evolução da tecnologia, continuaremos salvando vidas e sem esperar reconhecimentos.

Autor: Desconhecido

10 comentários:

  1. Muito bom mesmo! Adorei! Salve salve a física!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas suas palavras,ser físico é ser maluco!!!

    ResponderExcluir
  3. Apoiado!! Apoiado!!
    Ser físico é o que há!!
    Gostei bastante do texto

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto, ser Físico não é pra qualquer um não. Física estuda desde átomos até planetas girando :D

    Eu pretendo passar em Física na UFBA esse ano :p

    abraço :*

    ResponderExcluir
  5. eu tambem acho que para ser fisico tem que ter dom .Eu tenho graças a deus.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho, só que os calculos atrapalham huahsa

    ResponderExcluir
  7. Ser físico é:

    Não acreditar em dom, destino e muito menos que Deus criou o universo.
    Conceitos totalmente contrários à natureza investigativa do físico.

    ResponderExcluir
  8. Ser Físico é abrir a mente a novas ideias, defender seu ponto de vista de maneira lógica, é mais do que um dom, é uma capacidade de entender fenômenos em várias dimensões, buscar compreender as coisas que não se compreenderam, não ignorar novas hipóteses, não desmistificar Deus pois não há provas que ele não existe, tudo que um físico de verdade tem em comum é uma mente flexível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nåo é desmistificar deus... você não tem o ônus da prova, você que tem de provar a existencia dele antes... por exemplo, você provavelmente é cristã monoteísta e defende a existência de seu deus, mas pela sua lógica aceita todos os 2999 outros deuses de outras ceenças? Imagino que não.

      Excluir